Continue a leitura"/> Continue a leitura"/>
Lar Estrela Guia

Aposentadoria e a reinvenção após anos de trabalho

Para quem está buscando a aposentadoria, o tão sonhado momento de poder se aposentar é a recompensa em forma de descanso por anos de trabalho árduo e, muitas vezes, incompreendido. Mas será que, após alguns meses de “finalmente aposentado”, é fácil se acostumar com a rotina sem idas e vindas ao trabalho, sem deveres diários e sem os encontros e desencontros do dia-a-dia?

Entre os aposentados, um percentual cada vez mais expressivo manifesta o desejo e a necessidade de continuar trabalhando. Apesar de que em grande parte das vezes o motivo se dá pelas limitações impostas pelo valor insuficiente das pensões, nota-se que o motivo financeiro também é usado para esconder a dificuldade de adaptação com a nova rotina, por vez bastante monótona.

Descobrindo novas experiências

Cada vez mais iniciativas sugerem ao mercado de trabalho que se abra para este profissional experiente, pois ouvir quem pendurou as chuteiras pode render alguns gols de placa para um time de novatos e reinventar a carreira de um “ex-aposentado”. Porém, outras iniciativas também valorizam essa nova rotina, criando atividades que podem fazer o aposentado se sentir realizado sem inseri-lo novamente nessa selva.

Você que está se aposentando, lembre-se que trabalhou duro por esse benefício e não se esqueça que este pode ser um novo ciclo que têm pela frente um horizonte de vida significativo com escolhas, alegrias, amores e toda uma gama de atividades a serem descobertas.